25 julho, 2021

Seguros para os veículos mais vendidos: aumento em torno dos 7% em janeiro

Comercialização de veículos registrou queda em 2020, mas cenário para seguros é de otimismo

O complicado 2020 terminava mostrando um aumento na comercialização de veículos em geral, que alentava as perspectivas de recuperação do segmento para o ano 2021 . No entanto, janeiro mostrou uma queda de 24,52% comparado com o mês de dezembro na comercialização de automóveis, motos, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Em total, foram 274.093 unidades comercializadas, das quais 214.265 são automóveis e comerciais leves. Considerando somente este tipo de veículos a queda foi de 30,1% de dezembro para janeiro.

Na comparação anual da comercialização de todo tipo de veículos a queda ficou em 8,16% ao comparar com janeiro de 2020. Valor não muito alto se considerarmos que historicamente janeiro é um mês que apresenta retrações nas vendas, devido ao aumento dos gastos das famílias (impostos, IPVA, matrículas e materiais escolares, entre outros).

Além desses gastos, um importante fator a considerar antes de comprar um veículo é o valor do Seguro Auto que irá impactar no orçamento familiar. Um comparador de seguros de carros é muito útil nesse momento. Porém, muitos puderam observar que houve um aumento no prêmio dos seguros para 80% dos veículos mais vendidos no começo deste ano. O aumento médio para as mulheres foi de 8%, com apólices médias de R$ 2.000 para os veículos mais comercializados, no caso dos homens de 6,5%, com prêmio médio de R$ 2600.

Veículos mais vendidos e seus seguros

De acordo com o  Ranking de Emplacamentos em janeiro deste ano, publicado pela Fenabrave, entre os veículos mais vendidos estão os seguintes.

Se bem que o prêmio do Seguro Auto depende de muitos fatores (sexo do motorista, zona de residência, histórico como condutor, cuidados com o veículo, acessórios, tipos de coberturas contratadas, entre outros). Fazendo comparações com perfis genéricos podemos ver aumentos nas apólices de muitos desses modelos.

O Chevrolet Onix, que também foi o carro mais vendido em 2020, o aumento dos seguros está em torno de 3,2% para homens e de 1,7% para mulheres. No caso do sedã Onix Plus, somente houve aumento nas apólices simuladas para mulheres.

O veículo que mostrou o maior aumento nas apólices de seguro foi o Jeep Renegade, quarto colocado na lista dos mais vendido, o maior aumento foi para o seguro para motoristas do sexo feminino, 10,3%. Para homens o valor também foi alto, porém só atingiu 6,6%.

Do lado oposto, o Fiat Mobi foi o veículo que mostrou uma queda em torno de 5% no preço dos seguros veiculares para ambos os sexos. Esse foi o único modelo que mostrou uma redução no valor do seguro para homens.

Ainda quando houve queda no valor dos seguros para os homens, as mais beneficiadas continuam sendo as mulheres: a média das cotações do seguro para o VW Gol, o Fiat Argo e o Chevrolet Tracker mostraram leves quedas no prêmio da apólice.

Se bem que esses valores servem como referência para ter em conta ao fazer as contas para a compra do veículo, é importante fazer simulações personalizadas, de acordo com o perfil do cliente para ter valores definitivos.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *