novembro 29, 2020

Como se proteger do golpe do falso leilão de veículos?

As facilidades apresentadas apelos leilões de veículos automotivos através da internet têm atraído cada vez mais pessoas interessadas na compra de um carro ou moto sem precisar sair de casa e por um valor abaixo dos praticados pelo mercado. Se por um lado essa prática é atrativa aos consumidores, a mesma tem sido também muito interessante aos criminosos que se aproveitam para aplicar golpes.

De acordo com os dados apresentados pela empresa de segurança digital DFNDR LAB, desde o último mês de junho mais de 52 mil pessoas em todo o Brasil foram enganadas por páginas falsas que se passam por sites de leilão de veículos.

Segundo a empresa, foram detectados 819 sites falsos, 52 mil acessos e compartilhamento desse tipo de golpe através da internet. Essas páginas mostram anúncios de veículos seminovos que estariam sendo leiloados com valores bem abaixo do mercado. Além disso, são incluídas nas propagandas informações como IPVA 2020 pago e até mesmo o nome de instituições conhecidas como o Detran, tudo para ganhar credibilidade.

Ainda segundo o site especializado a forma mais comum de atuação dos golpistas é induzir as pessoas a efetivarem o pagamento do lance dado nos supostos leilões o mais rápido possível. Esse pagamento é feito em uma conta bancária, mas o veículo comprado não é entregue ao arrematador.

Como se proteger?

De acordo com a diretoria técnico-operacional do Detran, o primeiro passo para evitar cair em golpes desse tipo é procurar pelas referências das empresas responsáveis pelos leilões. “A primeira coisa a se fazer é ter certeza que aquele site que está sendo acessado é oficial e seguro, além de evitar fornecer logo de cara seus dados pessoais”, orientam.

O Detran alerta, ainda, que nem sempre os valores de venda dos veículos nos leilões podem servir como parâmetro para identificar se o caso é ou não uma fraude. “Os leilões iniciam com valores baixos, e ao final, dependendo de cada caso, podem terminar com um valor já esperado. O cuidado que se deve ter de fato, é procurar saber quais empresas estão aptas a realizar essas vendas”.

Outra forma que as pessoas têm para evitar falsos leilões é fazer uma visita prévia ao local onde os veículos estão estacionados. “Com essa ferramenta da visitação nós damos uma margem de segurança para evitar que os compradores caiam em algum tipo de armadilha e saiam prejudicados”, finaliza.

A CorrectData atua com soluções em informações para análise de riscos e prevenção a fraudes envolvendo veículos. Entre nossas soluções, temos todo levantamento de passagens do veículo por leiloes diversos com abrangência nacional. Tome a decisão certa, acesse nosso site e saiba mais: www.correctdata.com.br

Fonte: Agencia Para

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *