2 julho, 2022

Linhas de crédito para empresas: saiba mais a respeito!

Saiba qual a finalidade de uma linha de crédito, como as empresas podem conseguir e quais as principais instituições que oferecem essa possibilidade.

Todo empreendimento pode passar por um momento de otimismo, necessidade de investimento ou falta de recurso para cumprir algum compromisso. Para isso, as linhas de crédito para empresas são ideais e são oferecidas por muitas instituições financeiras em diversos tipos.

Um empreendimento pode passar por muitos momentos, inclusive de instabilidade ou otimismo para investir e buscar resultados mais expressivos. Com isso, é possível precisar de aporte para pagar dívidas ou para algum investimento.

Para tanto, as linhas de crédito para empresas são ideais e independente do porte do negócio, existem boas opções no mercado que podem ajudar muito em uma hora de necessidade.

Você sabe o que são as linhas de crédito para empresas e como funcionam? Neste post iremos falar tudo sobre o assunto, além de fornecer informações relevantes para ajudar esclarecer todas as suas dúvidas!

Linhas de crédito para empresas: uma opção que pode ser vantajosa

Em um cenário repleto de instabilidades políticas e econômicas, que afetam inúmeros segmentos do comércio e indústrias é muito comum que o empresário necessite de um apoio financeiro.

São muitos os motivos que levam uma empresa a buscar crédito. Eles vão desde sanar uma dívida e colocar em dia os vencimentos, até alavancar a produção e as vendas ou realizar expansão da empresa.

O que são linhas de crédito para empresas

Linha de crédito é o nome dado a disponibilização de um recurso à pessoa jurídica pelas instituições financeiras, nacionais ou de fora do país ou até mesmo fintechs. Tem um limite pré-estabelecido, bem semelhante aos cartões de crédito ou cheque especial.

O banco determina um limite para uso em situações específicas ou não e o sistema é diferente de um empréstimo convencional. Na linha de crédito você só faz o pagamento da quantia que realmente gastar.

Como funciona

Funciona como umlimite no cartão de crédito ou cheque especial e pode ser utilizada em casos de necessidades. É uma alternativa mais barata do que um empréstimo e a incidência de juros é sobre o que usare não do total disponibilizado pela instituição financeira.

Se uma determinada situação exigir recursos, como regularizar alguma dívida ou fazer um investimento, o valor estará disponível para uso e não necessariamente terá que usar todo o limite disponível.

Para obter uma linha de crédito é preciso ter uma conta empresarial em uma instituição bancária, e é provável que já venha com um limite pré-aprovado, para usar geralmente o usuário deve comparecer à agência, portando documentos e informando o tipo e valor da linha de crédito que precisa. Os itens analisados são:

  1. renda mensal;
  2. histórico financeiro da empresa;
  3. bens e ativos.

Cada tipo de linha de crédito pode exigir documentos diferentes, de acordo com a finalidade do uso do dinheiro. Há situações em que são requeridas garantias por parte da empresa, o que pode ser feito por meio da transferência de algum bem para o banco, se as prestações forem pagas em dia o bem é restituído.

Veja algumas instituições que oferecem linha de crédito.

  1. BNDES;
  2. CEF;
  3. Sicredi;
  4. Bradesco;
  5. Sicoob;
  6. FCO;
  7. Instituições internacionais;

Vantagens da linha de crédito

Com um planejamento financeiro adequado, as linhas de crédito são uma alternativa para resolver problemas e aumentar as possibilidades do negócio, contribuindo muito para alcançar objetivos mais rapidamente.

As linhas de crédito podem ajudar empresas a consolidarem seus planos de expansão, injetando capital no momento em que elas mais precisam. Além disso, muitas linhas de crédito oferecem condições especiais de pagamento – o que pode ser bastante vantajoso.

Opções existentes no mercado

O mercado financeiro oferece diversas opções de linhas de crédito para empresas que podem ser utilizadas para muitas finalidades. As alternativas são disponibilizadas para empresários por bancos federais, regionais ou internacionais. Alguns tipos existentes são:

  1. capital de giro: é uma linha de crédito disponibilizada para empresas buscarem soluções para seus compromissos a médio e curto prazo;
  2. para financiamentos: é um tipo de linha de crédito que tem um objetivo específico e pode ser usada para aquisição de bens, como imóveis, máquinas e veículos;
  3. investimento fixo: nessa categoria, os juros e taxas são mais baixos e o prazo para pagamento geralmente é mais longo. É muito utilizado por empreendimentos que desejam investir e modernizar a empresa;
  4. garantia Home Equity: é uma modalidade em que o limite de crédito é relacionado com o valor de um imóvel, que serve como garantia para a linha de crédito. O limite na maioria das situações não passa de 70% do valor do bem e nesse caso, os juros também são mais baixos.

Empresas estrangeiras também oferecem linhas de crédito para empresas brasileiras e podem ser uma boa escolha para expandir os negócios. Entretanto é importante estar por dentro das condições e melhor forma para receber dinheiro do exterior.  

A CorrectData é uma provedora de soluções de dados, informações e sistemas inteligentes dedicados a fornecer uma maior segurança e melhor tomada de decisão para seus clientes. 

Fornecemos soluções em analytics combinando dados com inteligência na entrega de valor para suas decisões. Eliminar seus riscos e aumentar sua produtividade. Esse é o nosso compromisso.

Acesse nosso site e conheça nossos serviços e produtos: www.correctdata.com.br

Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.