As vendas de veículos leves eletrificados no Brasil tiveram em outubro o terceiro melhor mês da série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), com 4.460 unidades emplacadas. Com esses números, as vendas nos dez primeiros meses de 2022 alcançaram um total de 38.663 veículos, superando em 10,5% os 34.990 de todo o ano passado. O mercado brasileiro de eletrificados deverá fechar 2022 com vendas totais entre 44 mil e 46 mil, o que representa crescimento em torno de 25% a 31% em relação a 2021. Em 2022, a evolução das vendas de eletrificados leves no Brasil segue o mesmo ritmo intenso de crescimento que tem caracterizado esse mercado nos últimos três anos. Os veículos eletrificados leves incluem os híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e os elétricos 100% a bateria (BEV). Não incluem ônibus, caminhões e veículos levíssimos elétricos.
BEV
Mas o grande destaque dos dez primeiros meses do ano foram as vendas dos veículos 100% elétricos a bateria (BEV).
Esse segmento chegou a 6.831 unidades emplacadas de janeiro a outubro de 2022 – um aumento de 41,5% sobre o total de veículos BEV de toda a série histórica registrada pela ABVE, de 2012 a 2021 (4.827). O Brasil já tem uma frota de veículos leves 100% elétricos a bateria de 11.658 unidades até outubro.
Segundo o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, esse crescimento reflete a maior confiança dos compradores na diversidade de produtos oferecida pelo mercado e nos investimentos em infraestrutura de recarga pública e semipública. “Diferentemente da percepção em contrário, o Brasil está avançando, sim, em infraestrutura pública de recarga de veículos elétricos” – disse o presidente da ABVE. “Pelos cálculos da ABVE, o Brasil já tem mais de 2.800 eletropostos públicos e semipúblicos em operação, afora a rede de recarga privada das concessionárias de veículos elétricos”.
“Deveremos chegar a mais de 3 mil eletropostos públicos e semipúblicos até o final de 2022. E, segundo estimativa dos associados da ABVE, atingiremos a marca de 10 mil em três anos. O fato é que a infraestrutura de recarga está acompanhando a evolução do mercado de veículos elétricos plug-in no Brasil” – concluiu Adalberto Maluf.
EVOLUÇÃO
Os números de outubro de 2022 do mercado de veículos leves eletrificados (4.460 unidades) indicam um crescimento de 60% em relação ao mesmo mês de 2021 (2.787). Ainda assim, eles caíram 30% em relação aos 6.391 emplacamentos de eletrificados em setembro – mas este mês foi, de longe, o melhor da série histórica apurada pela da ABVE. O acumulado de vendas de janeiro a outubro de 2022 (38.663) apresenta aumento de 43,51% na comparação com o acumulado no mesmo período de 2021 (26.940).
EVOLUÇÃO DO MERCADO DE ELETRIFICADOS (HEV+PHEV+BEV) NO BRASIL
JANEIRO/OUTUBRO DE 2022 E TOTAL NO ANO
MARKET SHARE DE VENDAS DE ELETRIFICADOS POR TECNOLOGIA EM OUTUBRO 2022
EV0LUÇÃO DE VENDAS DE VEICULOS LEVES BEV (100% A BATERIA) EM 2022
Em relação a setembro, os BEV tiveram uma retração de 54,93%. Mas quando comparados com outubro/2021 (418), observa-se um aumento de 52,15% nas vendas.
VENDAS DE VEÍCULOS ELÉTRICOS HÍBRIDOS FLEX NO BRASIL – JAN/OUT 2022
Em relação a setembro, os HEV flex tiveram uma leve retração de 1,23%. Mas quando comparados com outubro/2021 (1.418), observa-se um aumento de 41,26%.
VENDA DE VEÍCULOS LEVES HEV A GASOLINA/DIESEL NO BRASIL – JAN/OUT 2022
Em relação a setembro, os HEV a gasolina tiveram um aumento de 74,71%.
Quando comparado com outubro/2021 (100), observa-se crescimento exponencial de 791% nesse segmento, o que pode ser atribuído aos novos modelos disponíveis no mercado e a uma maior adesão a este tipo de tecnologia pelos consumidores.
VENDAS DE LEVES HÍBRIDOS PLUG-IN (PHEV) NO BRASIL – JAN/OUT 2022
Em relação a setembro, os PHEVs tiveram uma retração de 61,92%. Mas quando comparados com outubro/2021 (887), observa-se um aumento de 4,85%.
COMERCIAIS LEVES
O mercado de veículos comerciais leves elétricos seguiu em outubro a característica sazonalidade desse segmento, com meses de grande concentração de vendas e meses de baixa demanda.
O destaque desse segmento em outubro é a chegada no Brasil de um novo player no mercado, a Ford, que começa a emplacar os primeiros modelos elétricos do E-Transit, para concorrer com os modelos da BYD, Peugeot, Renault e Citroën.
VENDA DE VEÍCULOS COMERCIAIS LEVES ELÉTRICOS NO BRASIL – JAN/OUT 22
- Série Histórica