3 julho, 2022

Vendas de veículos dobram em junho e se aproximam de nível pré-pandemia

O segmento de automóveis e comerciais leves teve avanço de 116% sobre o mês anterior; no acumulado do ano, porém, a retração é de quase 40%

setor automotivo está comemorando uma retomada expressiva das vendas. Em junho, os emplacamentos de automóveis e comerciais leves subiram 116% em relação a maio, para 122.772 unidades.

De acordo com a Fenabrave, que reúne as concessionárias, se somados caminhões e ônibus, o volume caminha para se aproximar dos níveis pré-pandemia, de cerca de 200.000 unidades.

“Observamos uma expressiva melhora das vendas em junho, explicada pelo retorno das atividades dos Detrans, principalmente em São Paulo, além da reabertura das concessionárias para vendas na capital paulista e outras localidades”, diz Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.

No acumulado do primeiro semestre, as vendas atingiram 808.700 unidades entre leves e pesados, uma queda de 38% em relação a igual período do ano passado.

ssumpção acredita que o aumento das vendas, em junho, reflete parcialmente a demanda represada desde o início da pandemia. “Observamos também uma melhora nos índices de confiança por parte do consumidor e dos empresários”, diz.

No entanto, o aumento significativo do custo do crédito sinaliza que a confiança está longe de melhorar. O endividamento das famílias e das empresas vem crescendo, conforme reportagem da revista exame, o que deve contribuir para piorar o ambiente econômico e, consequentemente, o acesso a linhas de financiamento em diversos setores, incluindo o automotivo.

Fonte: Revista Exame

https://exame.com/negocios/vendas-de-veiculos-dobram-em-junho-e-se-aproximam-de-nivel-pre-pandemia/

Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.