2 julho, 2022

Confira os principais golpes aplicados na compra de carros pela internet

Entenda como são as fraudes praticadas e aprenda como evitá-las; não dar o sinal antes de ver o carro é uma das dicas dos especialistas

Adquirir um veículo usado ou seminovo pode ser um bom negócio. Entre os benefícios da transação estão a menor desvalorização do automóvel, as parcelas mais em conta e a documentação mais barata. Mas, para que o consumidor não caia em golpes durante a compra de carros pela internet, é preciso tomar algumas precauções. Veja quais são os principais riscos do mercado e como se proteger de fraudes.

Marcio Leitão, CEO e fundador da BMZ Auto Brokers, rede de franquias de corretores de veículos, listou os golpes mais comuns na compra e venda de carros.
Golpe do “sinal”
É comum que anunciantes mal intencionados divulguem, na internet, veículos com baixo valor de mercado para atrair a atenção de compradores. Quando um deles demonstra real interesse em adquirir o carro e marca um encontro para observá-lo fisicamente, o golpista solicita um “sinal”.
A justificativa é que um outro interessado surgiu e está querendo levar o automóvel. É aí que passam a conta corrente de um laranja para que seja feito o depósito. “Esse é o golpe mais comum do mercado e acontece com grande frequência. Para evitá-lo, basta fazer o pagamento apenas após a checagem do veículo e nunca na conta de terceiros”, explica Marcio Leitão.
Fachada Falsa
Também acontece de estelionatários tirarem fotos da fachada de uma concessionária e, em um programa de edição de imagens, alterarem o telefone que aparece na placa. O número continua sendo um fixo e quando o interessado liga, o processo é bastante profissional, com secretária e transferências de ramal. “O que gera credibilidade”, afirma Leitão.
“Eles anunciam um carro que aparece na fachada da loja e quando o interessado entra em contato, solicitam um “sinal” ou até o pagamento integral também em conta de terceiros”, completa. Por fim, quando o comprar vai buscar ou ver o carro na loja, percebe que foi enganado.
Para se esquivar desse tipo de golpe é preciso checar as informações recebidas no site oficial da empresa ou procurar a imagem da concessionaria pelo Google Maps e conferir os números. Não fazer depósitos na conta de terceiros nem efetuar o pagamento integral de um veículo sem vê-lo também é essencial.
“Familiar facilitador” é outro golpe praticado na compra de carros pela internet
Veículos anunciados com valores abaixo do preço de mercado exigem atenção redobrada. Algumas vezes os golpistas afirmam que o carro que o comprador está interessado já foi vendido, mas que um familiar que trabalha em uma fabricante consegue outras poucas unidades com o valor diferenciado.
O número do “profissional” é passado para o interessado, que liga e recebe a confirmação de que a pessoa é funcionária de uma montadora. Neste momento o cúmplice do vendedor explica que é necessário um sinal para resgatar o carro com desconto na empresa.
“A possibilidade de alguém vender um carro zero com um preço abaixo da concessionária é bastante improvável”, alerta o gestor da BMZ Auto Brokers.
Invasão de aplicativo de mensagem
Outro dos golpes mais comuns durante a compra de carros pela envolve uma operação real, com um vendedor sério e um interessado. O anunciante coloca o carro à venda na internet e disponibiliza seu número de telefone. O golpista invade o celular do vendedor e acompanha o processo de negociação.
Quando a transação está quase fechada, o mal intencionado assume o controle da conversa, bloqueia o acesso do real proprietário do veículo e passa as informações falsas para pagamento. “Como as mensagens são enviadas a partir do chat do vendedor real, é complicado se prevenir desse tipo de golpe. O importante é ficar atento à titularidade da conta e não transferir o pagamento à terceiros”, alerta o especialista Marcio Leitão.
Golpe do veículo de locadora
O golpe mais recente do mercado envolve as locadoras de veículos. O indivíduo vai até uma empresa e aluga um carro por certo período de tempo. Depois, cria um documento falso com ajuda de um despachante clandestino e anuncia o veículo locado na internet.
O comprador entra em contato, confere o documento em nome do vendedor e faz a transferência do dinheiro para o dito proprietário. “Quando chega o vencimento do contrato, a locadora bloqueia o carro e entra na justiça” diz Leitão.
Para não correr esse risco, o indicado é procurar o histórico do carro.
A CorrectData é a maior provedora de soluções de dados, informações e sistemas inteligentes dedicados a fornecer uma maior segurança e melhor tomada de decisão para seus clientes. Utilize os serviços de inteligência da CorrectData e evite fraudes na comercialização, seguro ou financiamento do veículo.
Como evitar golpes na compra de carros pela internet
O Diretor de Autos da OLX, Flávio Passos, orienta os consumidores que querem comprar carros pela internet: “Redobre a atenção sobre as informações do veículo, pesquise as melhores condições e analise bem as propostas antes de fechar um negócio“.
Confira algumas dicas do especialista:
• Ao entrar em contato com o vendedor, evite negociações com terceiros;
• Certifique-se de que o vendedor é o proprietário legítimo do veículo;
• Verifique pelo Renavam se o veículo tem multas e cobranças pendentes de IPVA.
• Desconfie de negociações em que o vendedor não possua ou não queira compartilhar os dados do veículo;
• Evite realizar qualquer tipo de depósito antecipado (pagamento de entrada) sem antes ver o veículo de perto, conferir se ele está em bom estado de conservação e com todos os acessórios anunciados;
• Fique atento e desconfie se o vendedor estiver muito apressado, nervoso ou impaciente para fechar o negócio. Não tenha receios de tirar qualquer dúvida sobre o veículo;
• Desconfie se o veículo estiver em perfeito estado com valores muito abaixo do mercado;
• Fique atento se o vendedor, após anunciar na OLX, alegar que ganhou o veículo em uma promoção/sorteio, que é ex-funcionário de uma empresa, ou se diz trabalhar nas montadoras de veículos e que, a partir disso, conseguiu o automóvel mais barato;
• Faça uma revisão com um mecânico de confiança antes de efetuar o pagamento; e
• Cuidado com anúncios que oferecem frete grátis para a entrega do veículo.

Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.