Pesquisa mostra que compradores reprovam plataformas de vendas online desenvolvidas por montadoras
O mundo é digital, o e-commerce ganha força cada vez mais, porém as concessionárias continuarão a ser uma parte fundamental da experiência de compra de veículos elétricos. Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada pela companhia norte-americana Escalent.
O estudo revelou que 74% dos consumidores preferem comprar veículos elétricos em uma concessionária em vez de adquiri-los diretamente de montadoras. O estudo foi desenvolvido a fim de entender as reações dos compradores de EVs em plataformas de vendas online desenvolvidas por empresas como a Tesla.
“Nós removemos o emblema ou a marca de algumas das experiências que as montadoras especializadas em EVs estão usando e perguntamos ao consumidor: ‘Você sabe qual é sua reação a isso? Esse ponto é positivo ou negativo?’.”, explicou KC Boyce, vice-presidente de Inovação de Trens de Força e Transformação de Energia da Escalent. “Muitas das ações que as fabricantes de veículos elétricos estão fazendo são realmente negativas para os clientes”, acrescentou.
Clientes reprovam plataformas de vendas online
Entre os recursos de compras comuns em diferentes montadoras e com baixa aceitação dos clientes estão call center de terceiros para consulta de serviços (71%), showrooms em locais selecionados (55%), compra de EVs online (52%) e encomenda de carro para aguardar a entrega (48%).
Na internet, os consumidores esperam que as montadoras forneçam informações gerais sobre os veículos elétricos, opções de financiamento e agendamento de test drive para agilizar o processo na concessionária.
O que mais atrai os clientes para a concessionária, de acordo com a pesquisa, é a possibilidade de dirigir e experimentar, negociar o preço pessoalmente e finalizar o contrato. “Essas são coisas que os clientes realmente querem poder fazer pessoalmente e ter alguém do outro lado da mesa”, disse Boyce.
Manutenção na concessionária agrada mais
Quando se trata de manutenção, a experiência na concessionária também é a melhor para o proprietário do EV. “As pessoas ficam muito mais confortáveis levando seu veículo a uma concessionária do que, por exemplo, ter uma unidade de serviço móvel saindo e fazendo isso em sua garagem”, detalhou o executivo.
O vice-presidente da Escalent, porém, prevê que as montadoras poderão atender melhor às demandas de experiência do cliente quanto aos veículos elétricos. Boyce acredita que isso se dará especialmente quando os problemas da cadeia de suprimentos forem solucionados, como a crise de semicondutores.
Voltar