19 abril, 2024

Mercado automotivo reage, e venda de veículos cresce 53,1% em março

Salto de emplacamentos na comparação com fevereiro ocorre após resultados frustrantes que paralisaram parte da produção

Após os resultados frustrantes de início de ano, que levaram algumas montadoras a parar temporariamente a produção, as vendas de veículos mostraram forte recuperação em março. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 199 mil unidades foram emplacadas no mês passado.

O volume representa um crescimento de 53,1% na comparação com fevereiro, mês mais curto. Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o mercado sofria com as maiores restrições de oferta, dada a falta de componentes eletrônicos nas linhas de montagem, a alta é de 35,5%.

Com isso, o primeiro trimestre terminou com aumento de 16,3% na comercialização de veículos zero-quilômetro, chegando a um total de 471,8 mil unidades. A expectativa da indústria era de acumular uma “gordura” nos três primeiros meses do ano, quando as vendas são comparadas a uma base fraca, para chegar ao fim de 2023 com crescimento de 3%.

Os números estão sujeitos a pequenos ajustes nos balanços oficiais a serem publicados nesta terça-feira (4) pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a associação das concessionárias, e na próxima segunda-feira (10) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), entidade que representa as montadoras.

Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *