Os dados preliminares relativos ao mercado automotivo brasileiro em 2023 registram um volume de 2,17 milhões de carros e comerciais leves emplacados, um crescimento de 11,3% sobre o registrado em 2022.
A liderança do mercado ficou com a Fiat, que vendeu 475 mil carros no Brasil, ficando com 21,9% do mercado. A Fiat teve crescimento em volume de 10,5%, mas como seu crescimento foi inferior à média do mercado, ela perdeu 0,2% em participação de mercado em relação a 2022.
A segunda colocação, em termos de participação de mercado, foi da Volkswagen, que obteve 15,9% de share. A quantidade de veículos vendidos pela VW cresceu 27,9% em 2023, o que levou a um avanço de 2,1% em sua participação de mercado.
A terceira montadora mais vendida em 2023 foi a GM, com 327.715 veículos emplacados – crescendo 12,5% em volume – superior aos 11,3% do mercado. Com isso, teve ganho de 0,2% em share (participação de mercado).
A Toyota fechou 2023 como 4ª marca mais vendida do Brasil, com crescimento de 0,5% em suas vendas – abaixo da média do mercado (11,3%), o que resultou em uma queda de -1% em sua participação de mercado.
Ranking – maiores montadoras do Brasil – 2023
# | Marca | Vendas 22 | Vendas 23 | Share 22 | Share 23 | Δ 23/22 [vendas] | Δ 23/22 [variação share] |
1 | FIAT | 430.484 | 475.510 | 22,0% | 21,9% | 10,5% | -0,2% |
2 | VW | 271.216 | 346.767 | 13,9% | 15,9% | 27,9% | 2,1% |
3 | GM | 291.294 | 327.715 | 14,9% | 15,1% | 12,5% | 0,2% |
4 | Toyota | 191.271 | 192.180 | 9,8% | 8,8% | 0,5% | -1,0% |
5 | Hyundai | 187.566 | 186.231 | 9,6% | 8,6% | -0,7% | -1,0% |
6 | Jeep | 137.539 | 126.958 | 7,0% | 5,8% | -7,7% | -1,2% |
7 | Renault | 126.925 | 126.139 | 6,5% | 5,8% | -0,6% | -0,7% |
8 | Nissan | 53.661 | 72.542 | 2,7% | 3,3% | 35,2% | 0,6% |
9 | Honda | 56.687 | 71.987 | 2,9% | 3,3% | 27,0% | 0,4% |
10 | Peugeot | 41.725 | 34.661 | 2,1% | 1,6% | -16,9% | -0,5% |
11 | Citroen | 32.114 | 32.278 | 1,6% | 1,5% | 0,5% | -0,2% |
12 | CAOA Chery | 35.012 | 31.477 | 1,8% | 1,4% | -10,1% | -0,3% |
13 | Ford | 20.767 | 28.533 | 1,1% | 1,3% | 37,4% | 0,2% |
14 | Mitsubishi | 22.604 | 18.713 | 1,2% | 0,9% | -17,2% | -0,3% |
15 | BYD | 37 | 17.537 | 0,0% | 0,8% | 47297,3% | 0,8% |
16 | RAM | 5.053 | 16.950 | 0,3% | 0,8% | 235,4% | 0,5% |
17 | BMW | 13.325 | 14.624 | 0,7% | 0,7% | 9,7% | 0,0% |
18 | GWM | 0 | 11.478 | 0,0% | 0,5% | – | 0,5% |
19 | Volvo | 5.261 | 8.182 | 0,3% | 0,4% | 55,5% | 0,1% |
20 | Audi | 5.095 | 6.063 | 0,3% | 0,3% | 19,0% | 0,0% |
21 | M.BENZ | 5.916 | 5.225 | 0,3% | 0,2% | -11,7% | -0,1% |
22 | Porsche | 3.213 | 5.218 | 0,2% | 0,2% | 62,4% | 0,1% |
23 | Land Rover | 3.650 | 4.989 | 0,2% | 0,2% | 36,7% | 0,0% |
24 | Kia | 5.181 | 4.887 | 0,3% | 0,2% | -5,7% | 0,0% |
25 | Iveco | 2.837 | 2.031 | 0,1% | 0,1% | -28,4% | -0,1% |
26 | MAN-VW | 2.127 | 1.898 | 0,1% | 0,1% | -10,8% | 0,0% |
27 | Mini | 1.139 | 1.526 | 0,1% | 0,1% | 34,0% | 0,0% |
28 | EFFA | 1.043 | 1.305 | 0,1% | 0,1% | 25,1% | 0,0% |
29 | Suzuki | 1.268 | 985 | 0,1% | 0,0% | -22,3% | 0,0% |
30 | Lexus | 169 | 764 | 0,0% | 0,0% | 352,1% | 0,0% |
31 | JAC | 882 | 728 | 0,0% | 0,0% | -17,5% | 0,0% |
32 | Jaguar | 352 | 359 | 0,0% | 0,0% | 2,0% | 0,0% |
33 | Subaru | 470 | 244 | 0,0% | 0,0% | -48,1% | 0,0% |
34 | BULL | 170 | 229 | 0,0% | 0,0% | 34,7% | 0,0% |
35 | FER CAR | 254 | 170 | 0,0% | 0,0% | -33,1% | 0,0% |
36 | Dodge | 153 | 127 | 0,0% | 0,0% | -17,0% | 0,0% |
37 | Foton | 129 | 18 | 0,0% | 0,0% | -86,0% | 0,0% |
38 | Troller | 99 | 13 | 0,0% | 0,0% | -86,9% | 0,0% |
BYD é a montadora que mais cresceu em vendas no Brasil em 2023
O ranking de maiores crescimentos de vendas mostra a BYD como grande vencedora em 2023, passando de 37 unidades em 2022 para 17.537 em 2023.
A segunda colocação entre as vencedoras é a Lexus, mas com volume baixo, menor que 1.000 carros vendidos no ano.
A RAM, em terceiro lugar, é mais representativa, com crescimento de 235%, passando de 5.053 em 2022 para 16.950 em 2023.
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