2 julho, 2022

VW Play chega para gerar novas receitas à marca

Sistema de infoentretenimento traz uma série de serviços para melhorar experiência do usuário, fabricante só não explica como será a monetização 

A Volkswagen apresentou na quarta-feira, 29, o VW Play, sistema de infoentretenimento que chegará ao mercado em junho com o SUV Nivus. A partir daí a novidade tende a equipar os próximos lançamentos da marca, como contou o presidente da companhia para a América Latina, Pablo Di Si, durante live para apresentar o produto. 

Além de melhorar a experiência de motoristas e passageiros no carro, o VW Play abre uma nova frente de negócios para a Volkswagen no Brasil: a monetização de serviços digitais. A companhia evitou falar sobre a geração de receitas por meio da plataforma durante a apresentação, mas Di Si já confirmou que esta é a estratégia em entrevista à série Lives #ABX20 no dia 15 de abril .

“É um área nova de monetização para a Volkswagen”, disse na ocasião.
COMO FUNCIONA?

O VW Play é uma central multimídia com comandos centralizados em uma tela sensível ao toque de 10 polegadas e 10 GB de memória. Ali o usuário pode baixar aplicativos, espelhar a tela do celular e, principalmente, aproveitar as parcerias de serviços firmadas entre a Volkswagen e uma série de empresas. 

Entre as opções estão usar o iFood para pedir uma refeição a caminho de casa, pagar o estacionamento com o aplicativo da Estapar, ouvir música pelo Deezer, pagar o pedágio com o Sem Parar ou contratar e gerenciar o seguro do carro pela Porto Seguro.

Com todos estes parceiros a Volkswagen fechou acordo para oferecer descontos aos clientes que usam o VW Play. Da participação nos negócios gerados na plataforma devem vir as novas receitas esperadas pela companhia – questionada a respeito, no entanto, a fabricante não confirma.

CARRO COMO EXTENSÃO DO CELULAR

Diferentemente do sistema de infoentretenimento oferecido pela GM Chevrolet, a solução da Volkswagen não prevê por enquanto internet no carro. Toda a conexão é feita pelo plano de dados que o usuário tem no celular ou por uma rede wi-fi. Por isso é essencial sincronizar os dois dispositivos.

Fábio Rabelo, head de digitalização e novos modelos de negócios da Volkswagen América do Sul, conta que o projeto foi desenhado para atender as reais necessidades dos usuários. “Os planos de dados do celular, em geral, já são bastante robustos e trazem enorme comodidade para o uso do VW Play. Para os clientes que quiserem hotstop no carro estamos avaliando parcerias e devemos oferecer algo por meio da nossa rede de concessionárias”, conta. 

Di Si complementa: “É o carro como extensão do celular. Com o VW Play, colocamos o cliente no centro para que ele defina a experiência”. O sistema incorpora recursos de inteligência artificial para oferecer facilidades como consulta ao manual do carro por comando de voz, além de alertar o condutor das próximas revisões e de falhas e eventuais problemas no veículo. 

O desenvolvimento do sistema foi feito pelo time brasileiro da Volkswagen ao longo do último ano e é parte do investimento de R$ 7 bilhões que a companhia faz no Brasil até este ano.

Fonte Automiotive Business

http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/31021/vw-play-chega-para-gerar-novas-receitas-a-marca

Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.