23 abril, 2024

Continental apresenta inovador sistema contra furto e fraudes

Equipamento da Continental é baseado em sistema de reconhecimento facial e biométrico por câmera, como nos smartphones

A Continental – uma das principais empresas fornecedoras do setor automotivo do mundo – apresentou um inovador sistema de segurança automotivo, o Driver Identification Display (Display de Identificação do Motorista, em inglês). Trata-se de um equipamento de identificação biométrica do condutor integrado a um sistema de câmera que, de acordo com a empresa, impede o furto de automóveis.

Desenvolvido em parceria com a empresa trinamiX, o novo equipamento (que foi o vencedor do prêmio de inovação na CES 2023 na categoria “Tecnologia veicular & Mobilidade avançada”) será exibido pela primeira vez na Europa durante o Mobile World Congress, que ocorre entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março em Barcelona, na Espanha.

Segundo a Continental, o funcionamento do sistema é similar ao utilizado em smartphones para reconhecer o proprietário e desbloquear a utilização do aparelho, por meio de identificação visual e biométrica através de câmera, sem contato fisico.

No veículo, o sistema vai permitir que a ignição seja acionada somente após o reconhecimento do motorista, o que vai contribuir par evitar roubos e fraudes. O sistema também vai poder ser usado em serviços como pagamento em reabastecimentos, estacionamentos, pedágios ou aluguel de automóveis.

O melhor – ainda de acordo com a fabricante – é que o sistema também é capaz de ser usado para monitorar se o motorista apresenta sinais de fadiga ao volante e não requer nenhum sensor adicional aos já existentes em muitos veículos atualmente, sendo totalmente “invisível” para o condutor.

“O sistema de identificação segura de usuários de veículos é uma função muito importante para automóveis das futuras gerações”, afirmou Philipp von Hirschheydt, chefe da área de negócios e de experiência do usuário da Continental. “O nosso sistema estabelece novos padrões em termos de segurança e de conforto, além de apresentar, pela primeira vez, uma interface chave entre motorista e veículo”, completou.

A Continental explica que o Driver Identification Display oferece três funções em um mesmo pacote: autenticação confiável do motorista, opção de realizar transações digitais seguras em estacionamentos, pedágios e postos de abastecimento, por exemplo, e monitorar a atenção do condutor – item que será obrigatório na Europa em breve. “É uma solução três em um”, define von Hirschheydt.

A trinamiX, empresa parceira responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, afirma que o sistema de identificação é totalmente seguro e que é capaz de reconhecer a identidade do condutor de maneira inédita, impedindo, por exemplo, fraudes com o uso de fotografias ou mesmo de máscaras tridimensionais.

Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *