Compartilhamos neste post, algumas informações relevantes apresentadas e debatidas em nosso TALK realizado nesta 4ª feira, dia 22/07 sobre “Como buscar crédito e negociar dividas de forma segura para empresas e clientes”.
Alguns dos tópicos:
De acordo com a pesquisa “O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, realizada pelo Sebrae no início de abril, 73% dos entrevistados disseram que a situação antes da pandemia estava em patamares ruins ou razoáveis.
Um estudo divulgado em maio, feito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou que mais da metade das MPEs não conseguiu os empréstimos solicitados. Entre os MEIs esse índice é de quase 70%. Em mais de 25% dos casos a justificativa foi a falta de pagamento de débitos anteriores, falta de garantias e a burocracia.
De acordo com o SEBRAE, desde o início das medidas de isolamento, apenas 14% dos micro, pequenos e médios empreendedores que solicitaram crédito tiveram sucesso.
70,3% das MPEs e 53,3% dos MEIs estão endividados ou pediram empréstimos. No primeiro grupo, mais de 35% estão com os compromissos em atraso e no segundo esse índice ultrapassa 20%.
Após a chegada do coronavirus ao Brasil, os resultados negativos se intensificaram. Cerca de 62% dos empreendedores interromperam as atividades temporariamente ou em definitivo. Quase 88% deles viram seu faturamento cair em média 75%.
Fonte: https://www.gov.br/
Mudança no cumprimento de exigibilidade de depósitos compulsórios sobre depósitos de poupança. Permite que os bancos descontem do compulsório os valores que foram emprestados para empresas com faturamento anual de até R$ 50 milhões.
Potencial: R$ 55,8 bilhões
Fonte: https://www.gov.br/
Redução no requerimento de capital nas exposições de DPGE. Medida que procura incentivar o fluxo de recursos para garantir a liquidez das instituições financeiras de pequeno porte.
Potencial: R$ 12,7 bilhões
Fonte: https://www.gov.br/
Capital de Giro para Preservação de Empresas. Obrigatoriedade de ser concessão de empréstimo novo para micro, pequenas e médias empresas, com prazo mínimo de três anos e carência de capital de seis meses, com risco de crédito integral da instituição financeira.
Potencial: R$ 127 bilhões
Fonte: https://www.gov.br/
Imóvel como garantia de mais de um empréstimo. Medida que beneficia pessoas físicas. Torna possível pegar de volta como empréstimo parte que foi pago no financiamento imobiliário. O valor pode ser gasto a escolha do tomador.
Potencial: R$ 60 bilhões
Fonte: https://www.gov.br/
Compra de títulos privados no mercado secundário. Ação para dar mais liquidez ao sistema financeiro e empresas.
Redução do requerimento de capital das instituições de menor porte. Tem o objetivo de garantir mais capital para o sistema bancário e beneficiar principalmente cooperativas e outras instituições pequenas.
Potencial: R$ 16,5 bilhões
Fonte: https://www.gov.br/
O mercado automotivo brasileiro colapsou desde que começou a pandemia da covid-19: de acordo com dados da Fenabrave (associação nacional dos concessionários), os emplacamentos de veículos leves caíram absurdos 67% em relação a março – mês que já sofria os efeitos do novo coronavírus.
Fonte: https://quatrorodas.abril.com.br/
Na prática, foram vendidas 51.362 unidades, contra os 221.292 emplacamentos no mesmo período do ano passado.
Fonte: https://quatrorodas.abril.com.br/

Tais números são ainda mais alarmantes ao considerar que, no período entre 1997 e 2001, a média de vendas para o quarto mês do ano era de 108.734 automóveis, mais que o dobro dos 51.362 registrados em 2020.
Em relação ao retrocesso, segmentos de caminhões e motos, por exemplo, voltaram aos patamares de meados da década de 1990.
Fonte: https://quatrorodas.abril.com.br/
Levantamento da Ipsos, líder global em pesquisas de mercado, mostra que os chineses estão repensando a própria mobilidade. A utilização de um carro particular, por exemplo, saltou de 34% para 66% na preferência deles, assumindo o topo da lista de principais meios de transporte, muito à frente de transporte público, carros compartilhados e caronas. Além disso, 72% demonstraram forte intenção de compra de um automóvel nos próximos meses e a principal razão, para 77% das respostas, é reduzir as chances de nova infecção.
Fonte: https://www.terra.com.br/
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