A seleção e a avaliação de fornecedores são pontos importantes para a gestão de compras. No atual momento que estamos, o cuidado nessa avaliação é fundamental.
Afinal de contas, para que a sua empresa seja reconhecida pelo seu nível de excelência, os produtos e serviços vendidos devem ser de qualidade, o que significa que os fornecedores devem estar alinhados à estratégia da sua organização.
Quando isso não acontece, o resultado gera prejuízos nos quesitos qualidade, custo e entrega. Por isso, ao avaliar os fornecedores, é importante que você defina critérios bem delineados e que estejam de acordo com as boas práticas
Qualificação
O primeiro item da avaliação de fornecedores é a qualificação.
Uma possibilidade é aplicar um questionário, com os critérios que você considera mais relevantes, e dar uma nota para esse fornecedor. Caso ele obtenha uma pontuação maior que 80%, por exemplo, está habilitado e abaixo de 50% está desclassificado.
Algumas perguntas que podem constar no questionário são:
• O fornecedor tem certificação ISO 9001 ou segue as recomendações?
• O fornecedor oferece assistência técnica no município em que a sua empresa está instalada?
• O fornecedor fornece garantia para defeitos de fabricação?
• O CNPJ do fornecedor está ativo por 10 anos ou mais?
• O fornecedor possui frota própria para fazer as entregas e assume a responsabilidade pelo cumprimento de prazos e segurança?
Para tornar esse processo classificatório mais eficiente, utilize matrizes e estratégias para ranquear quais fatores são mais importantes, considerando seus objetivos em relação aquele fornecedor.
Estabilidade Financeira
Talvez você imagine que a estabilidade financeira não seja importante na avaliação dos fornecedores, mas, na realidade, é – e muito!
Afinal, se ele estiver com problemas de fluxo de caixa, acabará tendo dificuldades para adquirir os materiais, entregar as mercadorias no prazo e manter a qualidade dos produtos.
Por isso, o desafio é identificar possíveis tendências negativas, para evitar problemas e imprevistos anteriores.
A nossa dica é que você pesquise o CNPJ do fornecedor, saiba há quanto tempo ele está em atividade, se possui muitas restrições ou, até mesmo, algum processo.
Se você pretende facilitar seu processo de pesquisa, a CorrectData possui soluções para analise de credito para a coleta de Informações restritivas de pessoas físicas e jurídicas como pendências e restrições financeiras, protestos, ações judiciais, cheques, score de risco, dentre outros dados, para uma análise mais assertiva no momento da contratação e aprovação de crédito e na escolha de fornecedores e parceiros comerciais.
Afinal, a intenção é conseguir um contrato a longo prazo, se o seu fornecedor estiver enfrentando problemas financeiros, isso vai, sem dúvida, comprometer a longevidade desta parceria.
Além, é claro, de refletir diretamente no que será entregue ao consumidor final.
Práticas e processos de gestão
Os processos e as práticas de gestão adotados pelo fornecedor são cruciais para que o relacionamento com a sua empresa seja de longo prazo.
É importante reforçar que um fornecedor bem gerenciado – e que faz uma boa gestão internamente – consegue fornecer produtos de valor mais alto, dentro do prazo e de acordo com o solicitado.
Afinal, sabemos o quanto o gerenciamento de fornecedores facilita a comunicação e agiliza na solução de problemas.
Especificação e aquisição do produto ou serviço
A compra de qualquer produto deve ser feita por meio de um pedido de compra (também chamado de ordem de compra ou solicitação de compra). Nesse documento devem ser especificados todos os detalhes do pedido, como quantidade, cor, comprimento, etc.
É interessante observar se o fornecedor tem padronização do catálogo de vendas, isso pode facilitar na coerência e estabilidade das especificações.
A avaliação de fornecedores é fundamental para otimizar a área de compras. Afinal, a preocupação com qualidade, preço e prazo serão abordadas durante a avaliação, o que garante o desempenho esperado do setor.
Seguindo essas 6 dicas, a sua avaliação de fornecedores será mais eficiente, porque os requisitos indicados ajudam a chegar ao potencial máximo dos. Isso trará mais retorno financeiro, além de satisfação dos seus consumidores finais.