2 julho, 2022

Bancos se rendem à nuvem pública e ao big data

Os bancos vão ampliar os investimentos em uma série de tecnologias, como mostra a 30ª edição da Pesquisa FEBRABAN, divulgada nesta terça-feira, 05/04. De acordo com o estudo, a ampliação será de 94% em cloud pública e big data, 78% em Process Mining, 75% em Internet das Coisas, 67% em Blockchain e 50% em Computação Quântica. Essas tecnologias se juntam à segurança cibernética e à inteligência artificial, consideradas prioridades máximas de aporte. Os valores aportados e os percentuais de investimentos, no entanto, não foram revelados no estudo.

“Investimentos robustos em tecnologias de ponta têm proporcionado a criação de produtos e soluções bancárias inovadores para o mercado. Iremos continuar ajudando o cliente na inclusão digital para que ele tenha, de forma ininterrupta, acesso a serviços com mais eficiência e maior valor agregado”, afirma Rodrigo Mulinari, diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da FEBRABAN.

A mineração de dados também é uma realidade, principalmente por conta do Open Finance. Entre os entrevistados, 78% assumiram que a análise e exploração dos dados compartilhados pelos clientes é investimento mais do que relevante para ser tocado como geração de negócios.

“No Open Finance, Inteligência Artificial e Cloud serão fundamentais na criação das capacidades necessárias para que os bancos explorem o valor dos dados compartilhados. As estratégias das instituições financeiras começam a ser articuladas e espera-se que a adoção dos clientes aumente à medida que os consumidores percebam os benefícios do compartilhamento”, avalia Sérgio Biagini, sócio-líder para a indústria de serviços financeiros da Deloitte, responsável pela condução da pesquisa para a FEBRABAN.

Participaram da parte quantitativa deste primeiro volume do levantamento da FEBRABAN 24 bancos, que correspondem a 90% dos ativos bancários do Brasil; 34 executivos atuantes na área de tecnologia bancária de 18 bancos concederam as entrevistas para a parte qualitativa.

Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.