2 julho, 2022

Sinais que podem indicar um fornecedor crítico para a contratação ou renovação contratual

Possuir fornecedores “saudáveis” do ponto de vista financeiro, para futuras contratações e/ou renovações contratuais, reduz a probabilidade de ocorrência de riscos derivados do não cumprimento de obrigações junto aos trabalhadores terceirizados. É extremamente recomendável ao tomador dos serviços possuir informações estratégicas sobre os seus fornecedores no que diz respeito a sua situação financeira para que possíveis passivos sejam previamente evitados.

A melhor forma de mitigar riscos consiste em buscar eliminar o risco na sua origem, por isso todo novo possível fornecedor deve ser submetido ao processo de análise financeira, para que a contratante possa analisar dados e documentos dos fornecedores e qualificá-los de acordo com seu nível de criticidade, e por fim decidir pela contratação ou não de uma empresa.

Para determinar a criticidade das empresas prestadoras de serviços devem ser considerados aspectos como: valor do contrato e da Folha de Pagamento, fatores de risco da empresa/setor, volume de trabalhadores, etc.

Uma avaliação da situação financeira de um fornecedor requer a consideração de uma vasta gama de informações, que precisam ser analisadas e validadas com o padrão aceitável para que seja possível conceituar a sua condição, nesse sentido existem fatores que permitem antever fornecedores com desempenho financeiro não ideal e que poderão, se contratados ou mantidos, trazer passivos para a contratante.

Principais pontos a serem analisados para contratação ou renovação

  1. Atrasos nos pagamentos das obrigações;
  2. Parcelamentos de tributos simultâneos e reincidentes;
  3. Processos Judiciais para o não recolhimento de tributos e reclamações trabalhistas;
  4. Certidões positivadas junto à União, Estado e Município;
  5. Pendências e restrições financeiras e comercias;
  6. Indicadores financeiros como nível de endividamento e solvência (Balanço e DRE);
  7. Grau de dependência financeira;
  8. Inadequação do capital social à quantidade de trabalhadores.

Considerado todos esses aspectos que podem revelar a situação financeira do fornecedor, é indispensável a classificação dessas empresas, com base na sua análise de riscos, incluindo ações a serem realizadas em cada possível circunstância. Concluída a avaliação detalhada das informações e documentos das empresas, a área de suprimentos avançará a contratação com aquelas que representarem menor grau de risco.

Tendo em vista o contexto bastante mutável em que todas organizações estão inseridas, bem como a possibilidade de desalinhamentos internos dessas, o processo de análise financeira deve prever a avaliação de renovação do parecer de risco de todos fornecedores, anualmente, garantindo a manutenção de informações atualizadas, sendo essas análises de renovação condicionadas a frequências variáveis de acordo com o nível de criticidade do fornecedor.

Em todo esse processo torna-se fundamental contar com uma equipe capacitada e apta a avaliar os aspectos que permitam a identificação de riscos, um sistema que utilize ferramentas para ajudar na gestão de fornecedores.

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