3 julho, 2022

Febraban: open banking pode ser uma revolução comparável à chegada da internet no setor bancário

Para Leandro Vilain, diretor de Inovação da Febraban, compartilhamento de dados dos clientes permitirá que bancos sejam mais rápidos para apresentar novos serviços e produtos.

Depois de quase dois anos de discussão, o open banking começa a valer no Brasil a partir de novembro. Segundo as regras impostas pelo Banco Central, as instituições financeiras precisarão compartilhar informações sobre seus clientes – desde que eles autorizem.

Para Leandro Vilain, diretor de Inovação, Produtos e Serviços Bancários da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a nova medida traz oportunidades para os bancos. Segundo ele, as instituições poderão ser mais rápidas para apresentar novos serviços e produtos a seus clientes. 

Leandro, no entanto, é cético sobre a capacidade de o open banking reduzir os juros cobrados do consumidor final. “O spread bancário é elevado por diversos fatores, como alta tributação e riscos jurídicos, não porque há pouca concorrência”, afirma.

https://epocanegocios.globo.com/Podcast/noticia/2020/08/febraban-open-banking-pode-ser-uma-revolucao-comparavel-chegada-da-internet-no-setor-bancario.html

Fonte: Epoca Negocios

Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.