Levantamento do aplicativo Papa Recall mostra que os fabricantes alemães dominaram as convocações no País até agosto
De janeiro a agosto deste ano foram realizadas 48 convocações de recall no Brasil, segundo levantamento feito pelo aplicativo Papa Recall, que alerta os consumidores se o veículo cadastrado já esteve envolvido em alguma convocação por parte da fabricante. Chama a atenção o fato de quatro montadoras alemãs premium estarem envolvidas na maioria das campanhas, 23 ao todo, com destaque para a Mercedes-Benz, presente em 11 delas, seguida pela BMW, com seis, e por Audi e Porsche, com três campanhas cada.
Problemas no teto solar e no motor (turbocompressor) motivaram a maioria das convocações de recall da Mercedes-Benz. Das cinco campanhas feitas em agosto, quatro tiveram veículos da marca alemã envolvidos (embora algumas dessas seja a segunda etapa de convocações comunicadas anteriormente). A Ford foi a outra montadora que realizou recall em agosto, por problemas nas fechaduras dos modelos New Fiesta e EcoSport.
No caso da BMW, defeitos no sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis e airbags foram os motivos principais dos recalls, enquanto que para Audi e Porsche a maioria dos casos está relacionada ao vazamento de combustível.
O mês de agosto deste ano apresentou queda de 44% na comparação com julho no número de campanhas realizadas e houve redução de 75% no número de fabricantes envolvidas. Contudo, ao se comparar o total de veículos envolvidos nos recalls, percebe-se aumento de 29,4% em relação ao número registrado em julho.