3 julho, 2022

Vendas de veículos caíram 46% em fevereiro

Volume de licenciamentos chegou a 129, 2 mil unidades. Emplacamentos de automóveis foi o pior do mês desde 2005

As vendas totais de veículos em fevereiro somaram 129,2 mil unidades entree automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, volume que foi 44% inferior ao registrado em janeiro e 46% inferior àquele registrado pelo setor de distribuição em fevereiro do ano passado. Os dados são do Renavam obtidos por Automotive Business.

A média diária de vendas no mês foi de 7,1 mil unidades/dia, considerando os 18 dias úteis que houve em fevereiro. Deste total licenciado no mês, 120 mil unidades corresponderam aos veículos leves, 24% a menos do que em fevereiro de 2021. Foi o pior resultado para o mês em 17 anos.

De acordo com fonte ouvida pela reportagem, o reajuste para cima das tabelas de preços e a alta dos juros inibiram os licenciamentos no período. “Muitos clientes, inclusive, cancelaram pedidos feitos anteriormente. Os financiamentos ficaram mais caros e o veículo também encareceu”, disse o interlocutor.

O cenário, inclusive, vem fazendo com que as financeiras das montadoras criem novos formatos de pagamentos, como oferta de parcelas menores nos primeiros meses do financiamento.

Fiat liderou as vendas no mês

No segmento de automóveis, a Fiat foi a marca mais vendida em fevereiro, apontou o ranking divulgado pelo site Autoinforme. Foram licenciadas 26,4 mil unidades no mês passado, um volume que fez a montadora italiana deter uma fatia de mercado de 22% no período.

A lista das cinco marcas mais vendidas tem na segunda posição a Chevrolet, com 17,4 mil unidades vendidas e market share de 14,5%. Seguem, na sequência, Hyundai (13,3 mil unidades vendidas), Toyota (13,2 mil), e Volkswagen (11,7 mil unidades licenciadas em fevereiro).

Chevrolet Onix recupera liderança

O modelos mais vendido em fevereiro foi o Chevrolet Onix, com 9,4 mil unidades, retomando a liderança que, em janeiro, foi da picape Fiat Strada. O modelo da Stellantis, portanto, ficou em segundo lugar na lista dos mais vendidos no mês passado,com 7,3 mil unidades. Hyundai HB20, Volkswagen T-Cross e o Jeep Compassa fecham a lista dos mais emplacados. 

Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.