Pandemia, falta de peças e concessionárias fechadas comprometem vendas, que são lideradas pela Fiat e pela picape Strada
Os reflexos da pandemia do coronavírus na economia, a falta de peças e as linhas de montagem paradas continuaram prejudicando a venda de veículos, tanto por muitas concessionárias fechadas quanto pela falta de veículos. A Fiat liderou as vendas, disparando na frente, seguida por Volkswagen e General Motors. A montadora de Betim (MG) teve quatro carros entre os mais vendidos em abril. A picape Strada mais uma vez liderou os registros de automóveis e comerciais leves.
Com o registro de 163.902 automóveis e comerciais leves, abril fechou com queda de 7,45% em relação a março, mas aumento de 219,22% na comparação com o mesmo mês de 2020, quando o risco da covid-19 parou o país.
A baixa base da venda de janeiro a abril de 2020 permitiu que o resultado acumulado em 2021, de 661.757 emplacamentos, aumentasse 13,34% sobre o mesmo período do ano passado.
A venda de 36.405 veículos garantiu à Fiat a liderança disparada dos registros. A participação da montadora italiana no mercado cresceu para 22,21%. A Volkswagen ficou em segundo, com 27.647 emplacamentos e 16,87%, seguida pela General Motors – 20.890 e 12,75%. A Ford, que sempre ficou entre as cinco principais, com o fim da produção de veículos no país, caiu para a 10ª posição, com 3.553 e 2,17%.
A picape Strada, com 12.581 emplacamentos, puxou as vendas de abril, seguida pelo irmão Mobi, que saltou de quarto para segundo na classificação geral, e pelo Hyundai HB20 – 6.882. Foram seguidos pela Fiat Toro, quarto no geral (6.682), e pelo Jeep Renagade, quinto e com 6.634 unidades vendidas. Com a produção paralisada desde março, o Chevrolet Onix, que foi líder por cinco anos, caiu de terceiro, em março, para sétimo, com 6.402 unidades.
O disputado segmento de utilitários foi liderado pelo Jeep Renegade, seguido pelo Hyundai Creta – oitavo na geral, com 5.544 registros –, e 40 unidades à frente do Jeep Compass, nono e com 5.504 unidades. A Chevrolet Tracker (5.377) caiu para a 11ª posição.
O Chevrolet Onix Plus continuou em primeiro entre os sedãs compactos e em 12º no geral, com 4.896 emplacamentos. Décimo sexto no ranking, o Toyota Corolla (3.418) foi o preferido entre os sedãs médios.
Dos 10 carros mais vendidos em abril, quatro foram Fiat, dois Hyundai e Jeep e um Chevrolet e Volkswagen. Como as duas marcas fazem parte do Grupo Stallantis, são oito representantes do conglomerado que reúne montadoras americanas e europeias.
Fabricantes
Posição, volume de vendas e participação no mercado
- 1º Fiat – 36.405 (22,21%)
- 2º Volkswagen – 27.647 (16,87%)
- 3º General Motors – 20.890 (12,75%)
- 4º Hyundai – 14.731 (8,99%)
- 5º Toyota – 13.420 (8,19%)
- 6º Jeep – 12.147 (7,41%)
- 7º Renault – 10.972 (6,69%)
- 8º Honda – 5.828 (3,56%)
- 9º Nissan – 5.503 (3,36%)
- 10º Ford – 3.553 (2,17%)
Veículos mais vendidos em abril de 2021
Posição, modelo e unidades comercializadas
- 1º Fiat Strada – 12.581
- 2º Fiat Mobi – 6.861
- 3º Hyundai HB20 – 6.849
- 4º Fiat Toro – 6.682
- 5º Jeep Renegade – 6.634
- 6º VW Gol – 6.420
- 7º Chevrolet Onix – 6.402
- 8º Hyundai Creta – 5.544
- 9º Jeep Compass – 5.504
- 10º Fiat Argo – 5.383
- 11º Chevrolet Tracker – 5.377
- 12º Chevrolet Onix Plus – 4.896
- 13º Renault Kwid – 4.358
- 14º VW T-Cross – 4.325
- 15º Nissan Kicks – 3.602
- 16º Toyota Corolla – 3.418
- 17º VW Nivus – 3.413
- 18º Toyota Hilux – 3.373
- 19º Honda HR-V – 3.095
- 20º VW Polo – 2.516
- 21º VW Voyage – 2.437
- 22º Renault Duster – 2.414
- 23º VW Virtus – 2.345
- 24º VW Saveiro – 2.253
- 25º VW Cross Fox – 2.057
Fonte: Fenabrave
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