23 abril, 2024

Venda de carros no Metaverso

O que esperar e como se preparar para essa nova experiência de compra.

O ano de 2021 terminou com uma grande novidade tecnológica, o Metaverso. Impulsionado pela gigante Meta (ex-Facebook) o Metaverso é basicamente uma vida virtual nos padrões do mundo real.

Pensando na experiência completa que o Metaverso propõe teremos carros 100% virtuais andando em estradas virtuais, dirigidos por um Avatar. Mas não é sobre esse cenário que falaremos agora, até por que essa experiência completa ainda levará alguns bons anos para se tornar realidade.

Enquanto não chegamos nesse “universo paralelo”, podemos utilizar essa tecnologia para transformar a experiência de compra do cliente.

Imagine seu cliente poder sentir o conforto do carro, ter a exata noção de espaço interno e até mesmo fazer um teste drive, tudo isso sem sair de casa. Com o Metaverso isso será possível, e muito mais.

Agora a pergunta que deve ser feita é, o que esperar e como se preparar para a venda de carros no Metaverso.

A venda de carros nunca mais será a mesma depois que o Metaverso se tornar uma realidade.

As montadoras já começaram a se preparar para esse mundo virtual. Aqui no Brasil uma das primeiras a realizar ações pensando no conceito do Metaverso foi a BMW, com o lançamento do SUV elétrico o iX. Nessa ação foi possível até realizar um test-drive durante a apresentação do veículo, com direito a showroom virtual preparado pela marca.

Da mesma forma a Honda, usou sua marca de luxo, a Acura e criou um showroom no Metaverso. Pelo universo visual, a marca permite que clientes conheçam, em primeira mão, o mais recente lançamento da companhia, o novo Integra, e diversos detalhes do carro como o novo motor turbo.

Por outro lado, a GM utilizou o Metaverso de uma outra forma. A marca inglesa aproveitou um evento de moda realizado no mundo virtual para apresentar aos espectadores seus novos possíveis conceitos de carros elétricos.

Como você pôde ver, mesmo sendo algo totalmente novo, as montadoras já estão já utilizando (ainda que de forma tímida) e se preparando para explorar da melhor maneira essa nova tecnologia.

Mas e você? Como vai se preparar para essa grande oportunidade?

Antes de mais nada não adianta querer se preparar para o futuro se você ainda não está preparado nem mesmo para o que está acontecendo hoje.

Dessa forma, para estar pronto para tudo que o Metaverso trará de novidades você precisa dominar o que já temos de realidade hoje, ou seja,você precisa ser um vendedor 2.0. 

Basicamente estamos falando que você precisa ser um vendedor que já utiliza a tecnologia a seu favor, que usa as redes sociais para promover o marketing digital de sua concessionária, que utilize ferramentas para otimização de processos e ganho de performance nas vendas.

Da mesma forma sua concessionária precisa estar preparada, não adianta você ser um vendedor 2.0 se ela ainda vive na “idade da pedra”. Já é possível ter parte da experiência oferecida no Metaverso na sua loja. Como isso é possível?

O Showroom virtual talvez seja a experiência mais próxima que temos dentro desse conceito de “mundo virtual”.

Nele o cliente consegue conhecer todos os veículos oferecidos pela concessionária, ver detalhes com fotos e vídeos em alta resolução e até mesmo realizar todo o processo de compra do veículo sem sair de casa.

Fica a dica para um estudo mais profundo dessa inovação junto ao mercado automotivo.

Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *