19 abril, 2024

Mercado de locação de carros prevê crescimento de 15% no verão

Projeções da entidade que representa o setor de aluguel de veículos apontam para aumento do turismo doméstico

O setor de locação de carros terá bons motivos para curtir o verão. Estimativa da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) aponta para um aumento de 15% na demanda pelo aluguel de veículos durante os meses de janeiro e fevereiro de 2023.

A perspectiva de evolução do segmento em 2023 tem como base, principalmente, o incremento do turismo doméstico no país. Com o dólar valorizado frente ao real e o alto custos de pacotes internacionais, a associação aposta na migração dos viajantes para destinos no Brasil.

Turismo movimenta a locação de carros

Segundo as estatísticas da entidade, o turismo de lazer, somado ao turismo de negócios, já é responsável pela demanda de 48% do setor de locação de carros – que chegou a mais de 1,37 milhão de veículos em outubro de 2022.

“Os preços das passagens áreas para o exterior continuam altos e isso também estimula o uso do carro como meio de transporte para viagens de férias, principalmente as de média e de curta distância”, acredita o presidente da Abla, Marco Aurélio Nazaré.

Locação de carros compactos será maioria

Desta forma, o maior aumento na demanda de locação será dos carros compactos de entrada. Modelos como Fiat Mobi, VW Gol e Toyota Etios, assim como os chamados “intermediários” – Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Fiat Argo e o VW Polo – devem liderar as preferências.

“São as duas categorias de veículos que melhor se enquadram ao orçamento dos clientes no presente momento econômico”, diz Nazaré.

O executivo ressalta que as empresas ampliaram suas frotas, mas adverte que a alta demanda pode acarretar em escassez de opções para locação de carros. “Mesmo com a frota maior, diante do aumento da procura no verão, poderá faltar carro alugado para quem deixar para fazer reservas só na última hora”, alerta.

Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *