19 abril, 2024

Profissão em alta: consultoria automotiva para seminovos auxilia consumidor contra fraudes

Busca por maior segurança na compra de carros seminovos e usados aumenta procura por consultores automotivos.

Comprar um automóvel novo no Brasil não é uma tarefa barata. E é por isso que muita gente recorre ao mercado de carros usados e seminovos. De acordo com dados da Fenauto (Federação Nacional dos Revendedores de Veículos Automotores), foram comercializados quase 14 milhões de veículos usados no país em 2022.

A alta popularidade desse mercado, contudo, não impede algumas surpresas pelo caminho. São comuns os relatos de fraudes na hora da venda de carros seminovos, como, por exemplo, o esquema do carro-fantasma ou até mesmo a adulteração do hodômetro, para que ele indique uma quilometragem menor do que a real.

Nesse cenário, uma nova profissão tem se popularizado cada vez mais: a consultoria automotiva. Com o objetivo de alertar e guiar os consumidores na hora de adquirir um automóvel usado, os consultores automotivos têm chamado a atenção de potenciais compradores, que buscam maior segurança na hora de navegar pelo mercado dos seminovos.

O que faz um consultor automotivo?

Assim como no mercado imobiliário, o consultor automotivo possui uma função bastante simples: orientar o comprador na hora de adquirir um novo veículo. Ele é o responsável por conhecer e compreender as razões pelas quais o cliente busca um automóvel novo, encarregando-se de encontrar a opção que seja mais vantajosa para o comprador.

Um consultor automotivo, portanto, tem a função de aconselhar donos ou futuros donos de carros a lidar com seus automóveis, podendo atuar desde a escolha e a compra do carro, orientando sobre possíveis investimentos de risco, até a manutenção e venda.

Nesse processo, ele realizará uma avaliação de possíveis automóveis ou da opção pré-escolhida pelo cliente, analisando o preço, estrutura, mecânica, conservação e pintura do veículo, além da documentação, buscando saber se o automóvel já teve passagem por leilão, histórico de roubo e furto ou se já sofreu alguma colisão.

Com esse método, o consultor automotivo consegue identificar a melhor opção para o cliente, o que inclui os veículos com melhores preços e em bom estado de conservação. No caso de seminovos, o profissional faz questão de conhecer a procedência do veículo, auxiliando o comprador a não ser vítima de golpes ou fraudes.

Como se tornar um consultor automotivo?

Para quem ama carros, trabalhar como consultor automotivo pode ser a opção certa. Além de ser ótimo para quem quer botar o conhecimento sobre automóveis em prática, a consultoria automotiva é um mercado pouco explorado e com altas chances de expansão nos próximos anos.

Sem contar que é uma profissão que permite uma maior flexibilidade de horários e de atendimentos, o que permite exercer outras tarefas além da consultoria.

Qualquer pessoa pode se tornar um consultor automotivo. Mas, para isso, é necessário muito esforço e dedicação para aprimorar as habilidades e os conhecimentos.

É importante buscar conhecer mais sobre o mercado de automóveis, acompanhando e se atualizando sempre acerca das tendências e inovações desse setor. Procure cursos na área, além da literatura do setor, tanto da parte técnica quanto em relação à burocracia envolvida na venda e compra de carros.

Além disso, saiba se promover. Invista nas redes sociais para divulgar o seu trabalho e as vantagens da consultoria automotiva.

Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *