O mercado automotivo brasileiro registrou 200.982 carros e comerciais leves emplacados em novembro de 2023, com dados computados até o dia 29.
Esse volume (200.982) representa uma retração de -2,7% relativamente à outubro de 2023 (veja aqui). Quando se compara ao mesmo mês de novembro de 2022 (veja aqui), temos um avanço de 11,3%.
O acumulado de 2023 soma 1.950.257 carros e comerciais leves vendidos – correspondente a um crescimento de +4,9% sobre o mesmo período acumlado de 2022.
A média de vendas por dia útil está em fechou em 10.049 – crescimento de +12% relativamente ao fechamento do mês anterior.

A liderança de mercado está com a Fiat, com 22% de participação, seguida da VW, agora com 15%.

A terceira mais vendida no mês é a GM, com 13,4%, enquanto a Hyundai fecha o top 4, com 10,2%.

No acumulado do ano, a liderança é da Fiat, com 22,09%, seguida da VW com 15,52%.
Entre os modelos, o BYD Dolphin fecha o mês como carro elétrico mais vendido do Brasil, com 1.694 unidades emplacadas – crescendo 38,6% sobre outubro.
Outro destaque a RAM Rampage, com 3.026 unidades vendidas – crescendo 19% sobre outubro.
Ranking – montadoras mais vendidas – novembro (30) de 2023
| # | Marca | Novembro | Acumulado | λ Nv/Oc | ||
| Vendas | M Share | Vendas (Y) | Share(Y) | |||
| 1 | FIAT | 44.269 | 22,0% | 430.850 | 22,09% | -0,4% |
| 2 | VW | 30.105 | 15,0% | 302.768 | 15,52% | -8% |
| 3 | GM | 27.032 | 13,4% | 296.605 | 15,21% | -16% |
| 4 | Hyundai | 20.567 | 10,2% | 165.528 | 8,49% | 26% |
| 5 | Toyota | 14.790 | 7,4% | 172.863 | 8,86% | -16% |
| 6 | Renault | 11.864 | 5,9% | 112.776 | 5,78% | 0% |
| 7 | Jeep | 11.746 | 5,8% | 118.773 | 6,09% | 24% |
| 8 | Nissan | 5.976 | 3,0% | 65.441 | 3,36% | -26% |
| 9 | Honda | 5.496 | 2,7% | 65.579 | 3,36% | -1% |
| 10 | CAOA Chery | 4.162 | 2,1% | 27.583 | 1,41% | 10% |
| 11 | Citroen | 3.762 | 1,9% | 29.770 | 1,53% | 20% |
| 12 | BYD | 3.539 | 1,8% | 12.372 | 0,63% | 30% |
| 13 | RAM | 3.441 | 1,7% | 13.990 | 0,72% | 12% |
| 14 | Peugeot | 3.382 | 1,7% | 31.532 | 1,62% | 3% |
| 15 | Ford | 2.840 | 1,4% | 25.401 | 1,30% | -18% |
| 16 | Mitsubishi | 1.854 | 0,9% | 16.093 | 0,83% | 0% |
| 17 | BMW | 1.348 | 0,7% | 13.055 | 0,67% | 4% |
| 18 | GWM | 1.295 | 0,6% | 8.658 | 0,44% | -11% |
| 19 | Volvo | 725 | 0,4% | 7.156 | 0,37% | 12% |
| 20 | Audi | 597 | 0,3% | 5.566 | 0,29% | -4% |
| 21 | Porsche | 397 | 0,2% | 4.800 | 0,25% | -9% |
| 22 | Kia | 392 | 0,2% | 4.372 | 0,22% | -18% |
| 23 | Suzuki | 359 | 0,2% | 4.425 | 0,23% | -5% |
| 24 | Land Rover | 359 | 0,2% | 4.425 | 0,23% | -5% |
| 25 | Mercedes | 215 | 0,1% | 4.717 | 0,24% | -29% |
| 26 | Iveco | 161 | 0,1% | 1.880 | 0,10% | 16% |
| 27 | VW-MAN | 161 | 0,1% | 1.712 | 0,09% | 8% |
| 28 | Mini | 154 | 0,1% | 1.381 | 0,07% | -4% |
| 29 | EFFA | 102 | 0,1% | 1.196 | 0,06% | -11% |
| 30 | Lexus | 64 | 0,0% | 698 | 0,04% | -33% |
| 31 | JAC | 64 | 0,0% | 619 | 0,03% | 28% |
| 32 | Suzuki | 57 | 0,0% | 934 | 0,05% | -85% |
| 33 | Jaguar | 24 | 0,0% | 342 | 0,02% | -4% |
| 34 | RDK | 16 | 0,0% | 241 | 0,01% | -24% |
| 35 | FER CAR | 16 | 0,0% | 152 | 0,01% | -16% |
| 36 | Dodge | 1 | 0,0% | 5 | 0,00% | – |
Ranking – carros mais vendidos – novembro (30) de 2023
| Média diárias | 8.972 | 10.049 | 12,0% | 8.126 | |
| Totais | 206.365 | 200.982 | -2,6% | 1.950.257 | |
| # | Modelo | Outubro | Novembro | λ Nv/Oc | YTD |
| 1 | FIAT/STRADA | 11.874 | 11.518 | -3,0% | 110.476 |
| 2 | VW/POLO | 11.123 | 10.197 | -8,3% | 93.802 |
| 3 | HYUNDAI/HB20 | 7.421 | 10.057 | 35,5% | 79.425 |
| 4 | GM/ONIX | 10.657 | 9.802 | -8,0% | 91.719 |
| 5 | HYUNDAI/CRETA | 5.354 | 6.989 | 30,5% | 57.640 |
| 6 | VW/T CROSS | 6.724 | 6.525 | -3,0% | 64.883 |
| 7 | FIAT/MOBI | 8.037 | 6.367 | -20,8% | 66.263 |
| 8 | RENAULT/KWID | 6.394 | 5.972 | -6,6% | 56.694 |
| 9 | GM/TRACKER | 6.669 | 5.899 | -11,5% | 60.175 |
| 10 | JEEP/COMPASS | 4.640 | 5.751 | 23,9% | 55.331 |
| 11 | FIAT/CRONOS | 4.929 | 5.572 | 13,0% | 44.774 |
| 12 | GM/ONIX PLUS | 7.113 | 5.423 | -23,8% | 68.703 |
| 13 | FIAT/ARGO | 5.257 | 5.335 | 1,5% | 61.767 |
| 14 | FIAT/PULSE | 4.157 | 4.719 | 13,5% | 41.518 |
| 15 | VW/NIVUS | 4.957 | 4.421 | -10,8% | 46.621 |
| 16 | FIAT/TORO | 4.086 | 4.418 | 8,1% | 46.797 |
| 17 | JEEP/RENEGADE | 3.249 | 4.236 | 30,4% | 44.275 |
| 18 | NISSAN/KICKS | 6.115 | 4.189 | -31,5% | 46.134 |
| 19 | HONDA/HR-V | 4.049 | 3.924 | -3,1% | 44.075 |
| 20 | TOYOTA/HILUX | 4.026 | 3.783 | -6,0% | 42.057 |
| 21 | FIAT/FASTBACK | 3.641 | 3.709 | 1,9% | 36.690 |
| 22 | TOYOTA/COROLLA | 3.996 | 3.571 | -10,6% | 39.057 |
| 23 | HYUNDAI/HB20S | 3.442 | 3.345 | -2,8% | 27.287 |
| 24 | CITROEN/C3 | 2.714 | 3.307 | 21,8% | 24.623 |
| 25 | RENAULT/DUSTER | 2.891 | 3.295 | 14,0% | 23.452 |
| 26 | VW/SAVEIRO | 4.214 | 3.095 | -26,6% | 41.597 |
| 27 | RAM/RAMPAGE | 2.542 | 3.026 | 19,0% | 6.260 |
| 28 | PEUGEOT/208 | 2.832 | 2.910 | 2,8% | 26.053 |
| 29 | TOYOTA/COROLLA CROSS | 3.679 | 2.648 | -28,0% | 37.906 |
| 30 | CAOA CHERY/TIGGO 5X | 2.483 | 2.433 | -2,0% | 12.273 |
| 31 | VW/VIRTUS | 2.910 | 2.431 | -16,5% | 23.547 |
| 32 | GM/MONTANA | 2.924 | 2.263 | -22,6% | 27.634 |
| 33 | FIAT/FIORINO | 2.051 | 2.194 | 7,0% | 18.522 |
| 34 | FORD/RANGER | 2.591 | 2.141 | -17,4% | 17.985 |
| 35 | VW/TAOS | 1.864 | 1.863 | -0,1% | 14.286 |
| 36 | JEEP/COMMANDER | 1.577 | 1.736 | 10,1% | 18.751 |
| 37 | TOYOTA/YARIS SEDAN | 2.426 | 1.734 | -28,5% | 18.037 |
| 38 | BYD/DOLPHIN | 1.366 | 1.694 | 24,0% | 4.647 |
| 39 | GM/SPIN | 2.050 | 1.630 | -20,5% | 18.565 |
| 40 | TOYOTA/HILUX SW4 | 1.547 | 1.544 | -0,2% | 14.172 |
| 41 | BYD/SONG PLUS | 1.099 | 1.523 | 38,6% | 5.872 |
| 42 | TOYOTA/YARIS HB | 1.861 | 1.405 | -24,5% | 20.697 |
| 43 | GM/S10 | 2.037 | 1.373 | -32,6% | 22.930 |
| 44 | GWM/HAVAL H6 | 1.450 | 1.295 | -10,7% | 8.658 |
| 45 | MITSUBISHI/L200 | 1.206 | 1.152 | -4,5% | 10.874 |
| 46 | CAOA CHERY/TIGGO 8 | 678 | 1.057 | 55,9% | 8.446 |
| 47 | VW/AMAROK | 735 | 932 | 26,8% | 7.306 |
| 48 | RENAULT/OROCH | 991 | 891 | -10,1% | 11.427 |
| 49 | HONDA/CITY | 751 | 887 | 18,1% | 10.965 |
| 50 | RENAULT/MASTER | 983 | 774 | -21,3% | 9.522 |
| 51 | NISSAN/VERSA | 767 | 772 | 0,7% | 7.877 |
| 52 | NISSAN/FRONTIER | 648 | 689 | 6,3% | 7.413 |
| 53 | HONDA/CITY HATCH | 684 | 662 | -3,2% | 10.022 |
| 54 | CAOA CHERY/TIGGO 7 | 510 | 600 | 17,6% | 5.711 |
| 55 | MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS | 464 | 539 | 16,2% | 3.370 |
| 56 | RENAULT/SANDERO | 443 | 524 | 18,3% | 7.135 |
| 57 | BMW/X1 | 418 | 382 | -8,6% | 3.575 |
| 58 | RENAULT/LOGAN | 177 | 350 | 97,7% | 4.159 |
| 59 | GM/EQUINOX | 425 | 350 | -17,6% | 3.720 |
| 60 | VW/TIGUAN | 2 | 334 | 16600,0% | 371 |
| 61 | NISSAN/SENTRA | 490 | 326 | -33,5% | 3.797 |
| 62 | BYD/YUAN PLUS | 215 | 286 | 33,0% | 1.292 |
| 63 | VW/JETTA | 313 | 280 | -10,5% | 1.968 |
| 64 | BMW/320I | 310 | 256 | -17,4% | 4.008 |
| 65 | PEUGEOT/EXPERT | 197 | 254 | 28,9% | 1.781 |
| 66 | FORD/TRANSIT | 141 | 241 | 70,9% | 2.425 |
| 67 | CITROEN/C4 CACTUS | 332 | 232 | -30,1% | 3.430 |
| 68 | VOLVO/XC60 | 323 | 228 | -29,4% | 3.846 |
| 69 | FIAT/SCUDO | 311 | 218 | -29,9% | 3.203 |
| 70 | KIA/K2500 | 236 | 213 | -9,7% | 2.242 |
| 71 | FIAT/DUCATO | 107 | 211 | 97,2% | 716 |
| 72 | VOLVO/XC40 | 133 | 207 | 55,6% | 1.505 |
| 73 | AUDI/Q3 | 141 | 204 | 44,7% | 1.502 |
| 74 | AUDI/Q5 | 246 | 193 | -21,5% | 1.863 |
| 75 | BMW/X5 | 141 | 177 | 25,5% | 1.054 |
| 76 | FORD/BRONCO | 257 | 170 | -33,9% | 1.027 |
| 77 | MITSUBISHI/PAJERO | 185 | 163 | -11,9% | 1.839 |
| 78 | CITROEN/JUMPY | 84 | 162 | 92,9% | 1.586 |
| 79 | MAN-VW/EXPRESS | 149 | 161 | 8,1% | 1.712 |
| 80 | VOLVO/C40 | 119 | 160 | 34,5% | 727 |
| 81 | FORD/MAVERICK | 197 | 159 | -19,3% | 1.511 |
| 82 | RAM/CLASSIC | 163 | 149 | -8,6% | 1.981 |
| 83 | BMW/X4 | 93 | 148 | 59,1% | 1.058 |
| 84 | GM/TRAILBLAZER | 217 | 137 | -36,9% | 1.573 |
| 85 | VOLVO/XC90 | 72 | 130 | 80,6% | 1.078 |
| 86 | BMW/X3 | 80 | 127 | 58,8% | 777 |
| 87 | RAM/2500 | 159 | 124 | -22,0% | 1.503 |
| 88 | LAND ROVER/DISCOVERY | 96 | 120 | 25,0% | 1.482 |
| 89 | IVECO/DAILY | 116 | 119 | 2,6% | 1.636 |
| 90 | RAM/3500 | 168 | 117 | -30,4% | 2.990 |
| 91 | PEUGEOT/2008 | 131 | 109 | -16,8% | 1.617 |
| 92 | PORSCHE/911 | 133 | 108 | -18,8% | 947 |
| 93 | GM/CRUZE SEDAN | 121 | 106 | -12,4% | 1.109 |
| 94 | TOYOTA/RAV4 | 110 | 102 | -7,3% | 868 |
| 95 | PORSCHE/MACAN | 84 | 98 | 16,7% | 1.208 |
| 96 | BMW/X6 | 116 | 92 | -20,7% | 811 |
| 97 | MINI/COOPER | 94 | 90 | -4,3% | 726 |
| 98 | PEUGEOT/PARTNER | 87 | 89 | 2,3% | 1.513 |
| 99 | KIA/SPORTAGE | 114 | 86 | -24,6% | 958 |
| 100 | PORSCHE/PANAMERA | 63 | 78 | 23,8% | 454 |
| 101 | LAND ROVER/DEFENDER | 75 | 77 | 2,7% | 975 |
| 102 | EFFA/V21 | 86 | 75 | -12,8% | 803 |
| 103 | LAND ROVER/RANGE ROVER | 86 | 72 | -16,3% | 903 |
| 104 | HYUNDAI/HR | 15 | 65 | 333,3% | 165 |
| 105 | FORD/F150 | 80 | 61 | -23,8% | 942 |
| 106 | M.BENZ/SPRINTER 315 | 104 | 60 | -42,3% | 1.209 |
| 107 | AUDI/A5 | 58 | 57 | -1,7% | 519 |
| 108 | HYUNDAI/KONA | 15 | 56 | 273,3% | 439 |
| 109 | SUZUKI/JIMNY SIERRA | 56 | 55 | -1,8% | 838 |
| 110 | CITROEN/C3 AIRCROSS | – | 55 | – | 58 |
| 111 | CAOA CHERY/ARRIZO 6 | 100 | 54 | -46,0% | 951 |
| 112 | MINI/COOPER COUNTRYMAN | 48 | 54 | 12,5% | 524 |
| 113 | LAND ROVER/EVOQUE | 94 | 52 | -44,7% | 645 |
| 114 | RENAULT/KANGOO E-TECH | – | 49 | – | 53 |
| 115 | KIA/NIRO | 67 | 48 | -28,4% | 315 |
| 116 | KIA/STONIC | 63 | 44 | -30,2% | 811 |
| 117 | FORD/TERRITORY | 175 | 43 | -75,4% | 1.127 |
| 118 | JAC/E-JS1 | 24 | 43 | 79,2% | 417 |
| 119 | GM/CRUZE HB | 38 | 40 | 5,3% | 380 |
| 120 | IVECO/DAILY 30-130 | 20 | 40 | 100,0% | 207 |
| 121 | LAND ROVER/VELAR | 27 | 38 | 40,7% | 420 |
| 122 | AUDI/A3 | 45 | 38 | -15,6% | 363 |
| 123 | AUDI/Q8 | 37 | 38 | 2,7% | 199 |
| 124 | PORSCHE/CAYENNE | 48 | 35 | -27,1% | 1.432 |
| 125 | BMW/IX3 | 19 | 35 | 84,2% | 300 |
| 126 | BYD/TAN | 34 | 34 | 0,0% | 200 |
| 127 | AUDI/A3 SEDAN | 70 | 33 | -52,9% | 599 |
| 128 | LEXUS/NX350H | 67 | 32 | -52,2% | 419 |
| 129 | PORSCHE/TAYCAN | 26 | 32 | 23,1% | 282 |
| 130 | HYUNDAI/IONIQ | 27 | 31 | 14,8% | 259 |
| 131 | M.BENZ/CLA200 | – | 31 | – | 32 |
| 132 | BMW/IX | 19 | 30 | 57,9% | 283 |
| 133 | M.BENZ/CLASSE GLA | 9 | 28 | 211,1% | 464 |
| 134 | BMW/M2 | 7 | 27 | 285,7% | 48 |
| 135 | PORSCHE/BOXSTER | 41 | 26 | -36,6% | 272 |
| 136 | LEXUS/UX250H | 24 | 26 | 8,3% | 205 |
| 137 | AUDI/A4 | 14 | 25 | 78,6% | 300 |
| 138 | RAM/1500 | 45 | 25 | -44,4% | 1.256 |
| 139 | FORD/MUSTANG | 21 | 24 | 14,3% | 346 |
| 140 | HYUNDAI/TUCSON | 60 | 24 | -60,0% | 299 |
| 141 | EFFA/V22 | 18 | 24 | 33,3% | 325 |
| 142 | M.BENZ/GLC | 30 | 23 | -23,3% | 367 |
| 143 | BMW/330E | 45 | 20 | -55,6% | 554 |
| 144 | PORSCHE/CAYMAN | 44 | 20 | -54,5% | 205 |
| 145 | BMW/420I | 15 | 19 | 26,7% | 112 |
| 146 | M.BENZ/CLASSE GLB | 28 | 18 | -35,7% | 786 |
| 147 | BMW/M3 | 17 | 17 | 0,0% | 259 |
| 148 | FER CAR/NAJA ONE | 19 | 16 | -15,8% | 152 |
| 149 | CAOA CHERY/ICAR | 17 | 16 | -5,9% | 137 |
| 150 | JEEP/GLADIATOR | 34 | 16 | -52,9% | 224 |
| 151 | VW/GOL | 22 | 14 | -36,4% | 6.167 |
| 152 | M.BENZ/SPRINTER 417 | 6 | 14 | 133,3% | 47 |
| 153 | M.BENZ/CLASSE C | 63 | 13 | -79,4% | 667 |
| 154 | HONDA/CIVIC | 33 | 13 | -60,6% | 456 |
| 155 | PEUGEOT/3008 | 23 | 12 | -47,8% | 400 |
| 156 | RDK/TIGER | 18 | 12 | -33,3% | 223 |
| 157 | M.BENZ/SPRINTER 517 | 12 | 12 | 0,0% | 77 |
| 158 | JAC/EJV5.5 | 10 | 12 | 20,0% | 51 |
| 159 | M.BENZ/GLE | 25 | 10 | -60,0% | 518 |
| 160 | JAGUAR/FPACE | 13 | 10 | -23,1% | 220 |
| 161 | MINI/JCW | 18 | 10 | -44,4% | 131 |
| 162 | JAGUAR/F-TYPE | 18 | 10 | -44,4% | 94 |
| 163 | HONDA/ACCORD | 33 | 10 | -69,7% | 53 |
| 164 | RENAULT/CAPTUR | 17 | 9 | -47,1% | 330 |
| 165 | BMW/530E | 7 | 9 | 28,6% | 88 |
| 166 | VW/FUSCA | 10 | 9 | -10,0% | 85 |
| 167 | PEUGEOT/BOXER | 22 | 8 | -63,6% | 168 |
| 168 | JAC/E-JS4 | 6 | 6 | 0,0% | 100 |
| 169 | LEXUS/ES300 | 4 | 6 | 50,0% | 74 |
| 170 | CITROEN/JUMPER | 6 | 6 | 0,0% | 66 |
| 171 | JEEP/WRANGLER | 7 | 5 | -28,6% | 175 |
| 172 | CHEVROLET/CORVETTE | 10 | 5 | -50,0% | 79 |
| 173 | BMW/118i | 2 | 4 | 100,0% | 42 |
| 174 | GM/CAMARO | 2 | 4 | 100,0% | 39 |
| 175 | AUDI/RS6 AVANT | 4 | 4 | 0,0% | 36 |
| 176 | FIAT/UNO | 2 | 4 | 100,0% | 35 |
| 177 | JAGUAR/EPACE | 2 | 4 | 100,0% | 28 |
| 178 | RDK/SULTAN | 3 | 4 | 33,3% | 18 |
| 179 | AUDI/E TRON | 1 | 3 | 200,0% | 86 |
| 180 | M.BENZ/CLASSE A | 6 | 3 | -50,0% | 63 |
| 181 | GMC/HUMMER EV EDITION1 | – | 3 | – | 12 |
| 182 | AUDI/Q7 | 5 | 2 | -60,0% | 99 |
| 183 | SUZUKI/JIMNY | – | 2 | – | 96 |
| 184 | CAOA CHERY/TIGGO 3X | – | 2 | – | 58 |
| 185 | TOYOTA/CAMRY | 1 | 2 | 100,0% | 36 |
| 186 | FIAT/SIENA | 3 | 2 | -33,3% | 24 |
| 187 | JEEP/CHEROKEE | – | 2 | – | 17 |
| 188 | FIAT/PALIO | 1 | 2 | 100,0% | 10 |
| 189 | VW/QUANTUM | – | 2 | – | 3 |
| 190 | EFFA/V25 | 11 | 2 | -81,8% | 65 |
| 191 | BYD/T3 | 2 | 2 | 0,0% | 43 |
| 192 | M.BENZ/SPRINTER 416 | – | 2 | – | 23 |
| 193 | JAC/IEV750 | 5 | 2 | -60,0% | 16 |
| 194 | HITECH/ECOCARGO | 2 | 2 | 0,0% | 11 |
| 195 | M.BENZ/CLA250 | 3 | 1 | -66,7% | 222 |
| 196 | BMW/218I | 3 | 1 | -66,7% | 66 |
| 197 | KIA/CARNIVAL | – | 1 | – | 24 |
| 198 | VW/GOLF | – | 1 | – | 6 |
| 199 | GM/PRISMA | – | 1 | – | 4 |
| 200 | TOYOTA/LAND CRUISER | – | 1 | – | 2 |
| 201 | BMW/328 | – | 1 | – | 1 |
| 202 | BMW/530 | – | 1 | – | 1 |
| 203 | BMW/430I | – | 1 | – | 1 |
| 204 | BMW/530I | – | 1 | – | 1 |
| 205 | VW/KOMBI | 7 | 1 | -85,7% | 30 |
| 206 | JAC/IEV 330P | 3 | 1 | -66,7% | 16 |
| 207 | IVECO/DAILY 35-150 | 2 | 1 | -50,0% | 15 |
| 208 | IVECO/DAILY 5516 | – | 1 | – | 14 |
| 209 | WILLYS/OVERLAND | 2 | 1 | -50,0% | 9 |
| 210 | FORD/F250 | 1 | 1 | 0,0% | 8 |
| 211 | EFFA/K02 | – | 1 | – | 2 |
| 212 | DODGE/CHARGER | – | 1 | – | 1 |
| 213 | GM/D20 | – | 1 | – | 1 |
| 214 | CHANA/SC | – | 1 | – | 1 |
Ranking – maiores grupos automotivos – novembro (30) de 2023
| Grupos | Novembro | Acumulado | |||
| Vendas | Share | Vendas | Share | ||
| Stellantis | 66.762 | 33,2% | 626.800 | 32,14% | |
| Grupo VW | 31.260 | 15,6% | 314.846 | 16,1% | |
| General Motors | 27.032 | 13,4% | 296.605 | 15,21% | |
| Renault-Nissan | 19.694 | 9,8% | 194.310 | 10,0% | |
| Toyota + Lexus | 14.854 | 7,4% | 173.561 | 8,90% | |
| Hyundai-Kia | 20.959 | 10,4% | 169.900 | 8,71% | |
| Ford + Troller | 2.840 | 1,4% | 25.414 | 1,30% | |
