19 abril, 2024

Mercado de carros usados se reinventa em meio aos obstáculos do setor automotivo

Soluções tecnológicas para compra e venda se aprimoram e plataformas investem em qualificação de profissionais

O mercado de carros usados e seminovos vive um momento único no Brasil. Os modelos de segunda mão viraram alternativa prática enquanto faltam automóveis 0 km nas concessionárias. Neste cenário, e ainda sob efeitos da pandemia, a digitalização na negociação de um veículo tornou-se ainda mais fundamental.

Segundo dados da Fenabrave, o segmento de carros usados anotou mais de 930 mil automóveis de passeio e comerciais leves vendidos em setembro, o segundo melhor mês do ano. Além disso, os mais de 7,1 milhões de carros leves vendidos no acumulado do ano consolidam a tendência de alta para o setor em 2022.

O crescimento das transações amadureceu o mercado de usados e seminovos no que diz respeito às necessidades dos clientes, com a inevitável consolidação das ferramentas digitais. Se em 2017, dados do Google apontavam que 93% dos usuários iniciavam a jornada de compra do carro de forma online, hoje praticamente todo o processo se dá no ambiente virtual – um cenário acelerado ainda mais pela pandemia de Covid-19.

Mudança de hábitos no mercado de carros usados e seminovos

Com o aperfeiçoamento da tecnologia, é possível não só pesquisar, como ver o veículo de forma digital. Lojistas e proprietários disponibilizam vídeos chamadas para apresentar os carros aos interessados, os chats viraram o lugar de negociação e muitas agências levam os veículos até a residência dos clientes para test-drive.

“A capacidade de adaptação dos lojistas e concessionários à nova realidade foi decisiva para a rápida reação do mercado de veículos seminovos e usados. Em um cenário de isolamento social, a indústria automotiva acelerou sua digitalização e passou a oferecer aos compradores parte da jornada que era realizada no offline agora no online”, destaca Flávio Passos, VP de Autos e Comercial da OLX.

maior plataforma de compra e venda online de veículos do país reflete bem essa mudança nos hábitos de consumidores e lojistas no segmento de carros usados. A partir de 2020, a OLX reformulou seu canal digital. Passou a possibilitar vídeos nos anúncios e aprimorou os canais de negociação dentro do site e do aplicativo

O efeito foi imediato: a audiência média da OLX cresceu 20% só no período da pandemia. Hoje, só a área de automóveis registra mais de 20 milhões de usuários em um único mês e anota números impressionantes para o mercado de carros usados. A cada minuto, dois automóveis são vendidos por meio da plataforma. 

Atualmente, em média, a OLX contabiliza 1,7 milhão de anúncios e 130 mil carros comercializados a cada mês. O que representa, para a empresa, 60% do market share dos veículos usados e seminovos anunciados no país. 

Para Flávio Passos, houve um crescimento impulsionado não só pela mudança da rotina do cliente tradicional de carros usados, mas também pela chegada de novos públicos-alvo para o segmento de veículos de segunda mão.

“Houve a chegada de dois novos consumidores ao mercado: a geração Z, que priorizava o uso à posse, e os usuários de transporte público. Ambos foram motivados pela preocupação com sua locomoção durante a pandemia”, completa o executivo.

Esses novos perfis de consumidores buscam não só comprar um carro, mas também vivenciar uma experiência na procura que seja ágil e com qualidade e inteligência. Assim, a OLX tem investido cada vez mais na verticalização da categoria e em conteúdo relevante em seu ambiente virtual.

empresa passou a disponibilizar o “Dicas OLX”, blog com conteúdo para os interessados em comprar ou vender um carro usado e um índice de precificação, para ajudar os usuários a definirem melhor o preço dos veículos. Ao mesmo tempo, houve foco no “Perfil Verificado”, para garantir segurança na verificação dos usuários cadastrados.

“Também disponibilizamos o ‘Histórico Veicular’, agregando informações importantes sobre o veículo anunciado para o comprador, e ampliamos a oferta de serviços de financiamento e de seguros para que o usuário tenha a experiência completa em um só lugar”, ressalta Flávio Passos.

Outra iniciativa mudou a experiência “do outro lado do balcão”. Novos Planos Profissionais com uma proposta de valor ampliada e focado nas reais necessidades do vendedor profissional foram lançados pela OLX e melhoraram a performance dos anunciantes e otimizaram os anúncios de lojistas.

A mudança do cenário de compra e venda de carros usados também demandou um profissional diferente para o setor. A qualificação constante de consultores, vendedores, gerentes e lojistas é outro movimento de transformação do mercado.

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